Uma Igreja Saudável

28/02/2020 16:13

 

Texto Básico: Efésios 4.25-32

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao Diabo. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. 

O cerne da responsabilidade da Igreja, como unidade ou Corpo de Cristo, é manifestar ao mundo a multiforme sabedoria de Deus (Ef 3.10). A palavra “multiforme” implica em não uniformidade. É uma grandeza e profundidade imensurável, inclusive ao criar situações que, aos olhos humanos, parecem absurdas.

I. Deixando a mentira e falando a verdade

A exortação bíblica, não é só para a mentira ser deixada, mas para a verdade ser falada. A verdade de Deus tem caráter absoluto! A Bíblia diz: “não mintais uns aos outros” (Col 3.9). A mentira (gr. Pseudo) representa qualquer tipo de desonestidade proferida ou vivida. Ora, não há nada que represente melhor o diabo do que a mentira, assim como não há nada que represente mais a Deus do que a verdade. Todo aquele que ama e pratica a verdade, está sob o domínio de Deus. Mas o mentiroso habitual, pertence ao reino do diabo, cujo ser todo é mentira. (Tg 1.20). O versículo 29 afirma: “não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe”. O termo “Torpe” (gr. sapros) quer dizer basicamente “podre”, “sem valor”: queixume, zombaria, palavras chulas, grosseiras. Palavra “torpe” também significam palavras cínicas, sarcásticas, expressões obscenas que não beneficiam a quem ouve, pois são sem conteúdo: não edificam nem dispensam graça aos ouvintes. São conversas fúteis e imorais, que além de não terem valor, espalham podridão, contaminando assim os que delas participam e pior: conspiram contra a unidade do Corpo!

Opressão e ataques dentro das famílias

Pais: que provocar a ira sobre os filhos (a) Efe. 6.4 - 1 Pd 3.7 Maridos: que na convivência com a Esposa não respeita nem honra sua Mulher.                                                                                 

Apego aos béns materiais:

algumas pessoas têm seus bens adquiridos de forma ilícita “acumulo de riquezas”. Mt 6.19 Lucas 12.15 1 Tm 6.17 O perigo de colocar a sua esperança nas riquezas.   

Orgulho e posição:

O orgulho, em algumas situações, pode ser considerado como um sentimento de dignidade, de autoconfiança pessoal, brio, altivez quando esse é vivido em um grau de satisfação e felicidade por algo conquistado.  Fama, sucesso, status, títulos, diplomas.  O orgulho que é considerado pecaminoso pela Bíblia, ou melhor, pelo próprio Deus é o que traduz o conceito elevado ou exagerado de si próprio; o amor próprio em demasia que leva à soberba, isto é, um orgulho exagerado; também considerado como arrogância, insolência, brutalidade. Pode ser entendida ainda como senso de superioridade pessoal, altivez de espírito, presunção, menosprezo pelo próximo. Mt 4.8 Á 10.

Ás práticas mundanas:  

Será que estamos interferindo na história humana, será que a igreja é como na época do Profeta Elias que enquanto Jezabel o ataca e persegue existem 7 mil que não se dobra a Jezabel. Onde está a igreja? Estará ela escondida, ou pregando em ruas e vilas e aldeias comprometidas com a verdadeira palavra de Deus, estaria a Igreja misturada com o fermento do mundo, o lugar dela é comprometida com a verdade.