Revelações & Notícias

10/01/2013 13:09

 

HISTORIA BAÍA FORMOSA

 Seu nome original, dado pelos índios, era Aretipicaba (bebedouro dos papagaios). O nome atual tem sua origem pela existência de uma baía em seu litoral (a única no Rio Grande do Norte).

Os primeiros povos a ocuparem as terras que formam o município de Baía Formosa foram às tribos indígenas que se dedicavam à caça e a pesca. Posteriormente foi colonizada pelos portugueses no começo do século XVI. No ano de 1587 estas terras foram conquistadas pelos franceses, os quais utilizaram seu porto como principais pontos de exportação de um dos seus principais recursos econômicos o Pau-Brasil, uma das principais espécies de árvores do país.

Os meados do século XVIII a crise da madeira, causada por sua enorme exploração, deixou como principais recursos econômicos a pesca e a agricultura, principalmente de cereais. Partindo de uma pequena vila de pescadores, a população começou a expandir-se, logo após, converteu-se em um dos locais de veraneio mais importantes para os donos das terras nas redondezas. Com o passar do tempo esta vila cresceu e se construiu nas suas imediações a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, principal monumento arquitetônico do município.

O município foi emancipado de Canguaretama através da Lei nº 2.338, de 31 de dezembro de 1958, com a instalação da sede municipal ocorrendo em 17 de janeiro de 1959.

Baía Formosa, é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião do Litoral Sul, na mesorregião Leste Potiguar e no Polo Costa das Dunas na divisa litorânea com o estado da Paraíba. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo Demográfico realizado no ano de 2010, sua população era de 8.569 habitantes. Área territorial de 246 km².

 

 

Hoje estamos lançando este blog, Revelações & Notícias vai ajudar você a entender melhor conceitos da ética cristã. Sem preconceitos e focados nos fatos. Anverso é o ponto que queremos alcançar, olhando os dois lados dos acontecimentos. Com um ponto de Vista humano e Cristão. José Iran Nias nascido em: Baia Formosa aos 02/11/1970. Casado com Wilza Braz e seus filhos: Wellyda, Ismael e Wendeson. É Pastor da Assembleia de Deus em: Parazinho RN.