BARTIMEU

08/06/2019 17:03

"O GRITO:"
Mas ele gritava mais ainda: ’Filho de Davi, tem piedade de mim! ’” (Mc 10,48) 
Acredita-se que naquela época quem desejasse obter sustento público por meio de mendicância deveria comparecer perante as autoridades da região e se apresentar com prova documental da sua invalidez ou deficiência, em vez de licença a pessoa recebia uma capa que tinha cor e estilo pré-determinado.
1.  Bartimeu: Um cego esperando um milagre.  seu nome significa “filho de Timeu”.
 
2.  Jesus: "O Senhor quer ouvir o clamor de seu servo".
3. Uma multidãoMarcos 10.48, a Bíblia diz que a multidão que passava começou a repreender Bartimeu para que se calasse. Não era uma pessoa contra aquele cego nesse momento, mas, uma multidão aquilo que queria impedir Bartimeu de chegar até seu milagre.
As vezes podemos estar pedindo a Deus algo e uma multidão tenta nos parar, quando digo parar, estou falando de tentar evitar que você se achegue ao Senhor. Essa multidão pode ser na sua vida:
  • Um emprego.
  • Uma crise financeira.
  • Um filho ou filha que está nas drogas ou cometendo pecado.
  • Sofrimento com a falta de condições.
  • Depressão.
  • Tristeza e angustia.
 
Bartimeu vive a experiência de uma profunda “travessia”: cego e sentado à beira da estrada pedindo esmola.   Mc 10,46-52
Jesus parou por causa de Bartimeu  e por sua causa“CHAMEM-NO “Levante-se o mestre está chamando”“. Rabonni eu quero ver! A fé que cura e salva .   
Olha até aonde chegou a persistência daquele homem, conseguiu fazer Jesus parar (Marcos 10.49).

Desfaz-se daquilo que lhe traz segurança  "A CAPA" e recupera sua dignidade: “pôs-se de pé”. A existência humana pode ser marasmo, estagnação, medo, repetição, inércia, fixismo... Mas há um momento em que é preciso “dar o salto”: isso requer coragem, ousadia, agilidade e mobilidade para ir adiante à longa jornada que a vida apresenta. 

 
A resposta do cego foi rápida; já estava pronta, preparada dentro de si, cultivada no seu íntimo, há muito tempo, no segredo e na noite do desejo, no silêncio da espera, na obscuridade do sofrimentoSeu pedido foi claro e direto, cheio de confiança; as migalhas não lhe bastam mais; não se satisfaz mais apenas com esmolas: quer mais, muito mais (“Mestre, eu quero ver”).
 
Jesus não fez nada, não tocou os olhos turvos do cego; com grande delicadeza e profundo respeito, simplesmente pôs a fé daquele homem em evidência (“A tua fé te curou”). Assim, ilumina a fé de Bartimeu e o torna livre: “Vai!”.
 
(O Poder da Adoração: O que é adoração e louvor a Deus):
1. Ana: Em 1 Samuel 1, revela que Ana conquista um filho graças a sua adoração.
2. Paulo e Silas: Quando estavam na prisão por intermédio do clamor, todas as celas foram abertas (Atos 16.25-26).
3. Pentecostes: Os 120 que estavam reunidos esperando a descida do Espírito Santo, conseguiram o que tanto pediram (Atos 2).
 
“CHAMEM-NO “Levante-se o mestre está chamando”“. Rabonni eu quero ver! A fé que cura e salva .                           

Por: J. Iran Nias