A providência de Deus

13/04/2018 11:22

Resultado de imagem para deus governa o universo

A DOUTRINA DA PROVIDÊNCIA

Quatro formas como a Providência Divina se manifesta:
 

Preservação

  Concorrência

Governo

Providência

Preservação:

Deus não apenas criou o mundo como também o sustenta. Rigorosamente falando, o ato criador de Deus terminou no sexto dia. A partir daí iniciou-se a Providência Divina. O texto de Hebreus 1:1-3 diz que o mundo foi criado através de Jesus, e que é sustentado igualmente através dele “pela palavra do seu poder”. É este poder de Deus que sustenta diretamente o mundo. Um Deus que criasse todas as coisas e as entregasse à sua própria sorte não seria um Deus pessoal, mas distante, impessoal e despreocupado. A Escritura ensina que Deus se envolve com tudo aquilo que criou até nos mínimos detalhes. Veja que afirmação maravilhosa sobre a criação e a Providência de Deus está em Neemias 9.6: “Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora”. Esse também é o entendimento do salmista: “Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento. Abres a tua mão e satisfazes de benevolência a todo ser vivente” (Salmo 145:15-16). Deus preserva e sustenta a todos os seres que criou. Quando Deus deixa de sustentá-los, eles morrem, conforme o salmista constata: “Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o teu rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem, e voltam ao pó” (Salmo 104:27-29).

Concorrência: O que mais se destaca neste texto é a partícula “se”, que revela a condição pela qual a natureza continua existindo. Tal é o controle

preservador de Deus sobre sua criação que Jesus disse: “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta” (Mateus 6:26); e acrescentou mais
 tarde: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados” (Mateus 10:29-30). Se Deus cuida até dos passarinhos, alimentando-os e sustentando-os durante toda a vida deles, se Deus sabe até o número de cabelos que temos na cabeça, então é porque seu envolvimento é total, desde as menores até as maiores coisas. 

Resultado de imagem para deus governa o universo
   Governo: Diante dessas coisas como alguém pode crer no acaso ou na sorte? A conclusão lógica do assunto discutido é que não existem coisas como “sorte”, “acaso”, ou “destino”. Ninguém tem sorte de estar vivo, está vivo pela Providência de Deus. Do mesmo modo imaginar um Deus que criou o mundo, mas o abandonou à sua própria sorte é algo absurdo, pois segundo a Bíblia, a Providência de Deus é a causa do mundo ainda existir. E veja quanta misericórdia há nisso, pois o mundo é rebelde contra Deus, não obstante, Deus o preserva, fazendo nascer o sol sobre “maus e bons”, e cair “chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Deus providencia alimento até para os filhotes dos corvos (Jó 38:41). Devemos louvar a Deus pela grandiosidade de sua obra providencial como faz o salmista: “Cantai ao Senhor com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus, que cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para a terra, faz brotar nos montes a erva e dá o alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam” (Salmo 147:7-9).

Resultado de imagem para providência de deus

  Providência:  Ef. 1.11 sobre o mundo fisíco. Mt. 5.45   Sobre os Animais irracionais. Mt 6.26 - Sobre os negócios das nações Jó 12.24 e Atos 17.26 o sucesso humano, a proteção do justo, o nascimento do ser humano, supre as necessidades do seu povo. Fl.4.19 Salmo. 104 28 Á 30 - SL 103.19, ATOS: 17.28 – Colossenses 1.17 - Hebreus 1.3 SL. 97.1 IS. 40.15. DN 4.34,35.