"REUNIÃO" tema: COMO DIRIGIR O CULTO PUBLICO

21/01/2013 13:07

 

Culto Público    Por: J. Iran  

  (Salmo: 100): Cultuar é prestar a mais elevada homenagem a Deus.
O culto cristão é uma série de ações praticadas pelos adoradores. Estes atos em conjunto é que forma o culto e são indispensáveis em um verdadeiro culto. São pelo menos 6 (Seis) os principais, como relacionados a seguir.
 

COMO COMEÇAR O CULTO PÚBLICO OU PREGAÇÃO

1. Oração
2. Três Hinos da harpa
3. Leitura Bíblica e Oração

4. Dar, oportunidades para os conjuntos e Irmãos louvar e dar saudação
5. Tirar as Contribuições
6. Pregação e oração final

Observação: (1Co. 14.26,40) Não é bom durante o culto o próprio dirigente ficar conversando, e no intervalo de uma oportunidade para outra pregar toda vez.

É bom ver se não está tomando o tempo de outra pessoa que podia ter oportunidade. Durante o culto o dirigente tem que estimular à igreja a adoração e não transforma o culto em converseiro.

  COMO COMEÇAR O CULTO DE ORAÇÃO: Se for culto de oração (01) Iniciar orando. (02) Cantam-se os três Hinos da harpa. (03) Em seguida o Dirigente dar as oportunidades, para os Irmãos fazer os pedidos de orações, o período de oração é de 20 minutos. (04) Feita à leitura da Bíblia. (05) São dadas as oportunidades para os Irmãos cantar trazer saudação. (06) Tirar as contribuições. (07) dar oportunidade o preletor final. (08) Encerrar com oração

 

1.1 SUA IMPORTÂNCIA: Um culto público, principalmente no domingo, não deve ser dirigido por uma pessoa inexperiente, pois qualquer erro ou descontrole na direção poderá denegrir a imagem da igreja perante os descrentes e até mesmo os novos na fé. Não recepcionar ninguém por apelido, usar nomes de pessoas sem autorização do mesmo em determinados assuntos, fazer elogios sem necessidades a pessoas, passar a direção do culto para outra pessoa sem ser o Pastor ou o 1°, 2° dirigente sendo você o dirigente.

PREPARE-SE ANTES: Ao dirigir o culto selecione os hinos da harpa “Apropriados” e a leitura da palavra.

 

A pessoa designada para dirigi-lo deverá preparar de antemão os hinos, a leitura bíblica, lista de avisos e outras apresentações a serem feitas durante o culto.
1.2 Seu conteúdo culto público, normalmente contém: orações, hinos congregacionais, testemunhos, leitura bíblica, palavra por algum obreiro, apresentações musicais (por grupos, conjuntos, banda e coral), pregação da palavra de Deus, apelo aos pecadores para receberem a Cristo e aviso.

 

   .